SOBRE O CURSO 

        Tempo de Leitura: 7 minutos

O Curso Contador Independente tem o principal objetivo de demonstrar aos alunos como funciona a Contabilidade prática e seu dia à dia, utilizando um sistema contábil, através da nossa parceria com a Netspeed, o que além de facilitar significativamente a vida do profissional é uma realidade absoluta no mercado.

Além do conteúdo técnico tem dicas valiosas que fazem parte da vida do Empreendedor, como precificação dos serviços, investimentos necessários, gestão do negócio, atuação comercial e perfis de clientes.

Parceria com a Green Assessoria Tributária que permitirá aos Estudantes de Contabilidade ganharem dinheiro para construirem o próprio negócio e paralelamente adquirir experiência atuando comercialmente na área fiscal, tudo isso sem nenhum custo. Para os Contadores, sejam iniciantes ou não, terão em mãos uma ferramenta excepcional para rentabilizarem seu negócio e crescerem de forma consistente e sustentável com a conquista de novos clientes.

Compartilhando o conhecimento elevamos o nível dos profissionais atuantes no mercado bem como fortalecemos a nossa categoria, e no final das contas quem mais ganha com isso sãos os clientes.

A Missão do Curso Contador Independente é preparar Contadores iniciantes para atuarem no mercado como Empreendedores Contábeis com conhecimento, segurança e visão de negócio. Verdadeiros Contadores Independentes!

Quem é o criador do Curso Contador Independente?

 

Renato Mendes, nasceu no Rio de Janeiro em Fevereiro de 1977. Um entusiasta do empreendedorismo, que dos 16 aos 20 anos tentou realizar seu sonho de ser dono do seu próprio negócio. Montagem e manutenção de computadores, vendas de camisas on-line, lan house foram alguns dos negócios implementados. Mas aos 21 anos o curso da sua vida mudou e, ele mesmo conta que foi quando saiu do caminho que levava ao seu sonho: 

"Trabalhei 17 anos no mercado financeiro, saí do banco há pouco mais de 7 anos e desde então atuo na área contábil e fiscal.

Entrei no Banco em 1997, na época fazia faculdade de Tecnologia da Informação e tinha um sonho de trabalhar na área pois além de ter afinidade com computadores era um segmento em franca expansão.

Então na época meus planos eram bem claros: “Vou permanecer no banco para conseguir pagar minha faculdade e após concluí-la saio do Banco para trabalhar como empreendedor na área de Tecnologia que é o que eu gosto.”

Só que eu não fazia ideia da série de eventos que  estavam por vir.

Após meu casamento situações como o nascimento do meu primeiro filho, que nasceu prematuramente no final do 5º mês de gravidez, e o falecimento do meu pai me fizeram trancar a faculdade duas vezes.

Terminei minha primeira faculdade estava com 27 anos e já tinha um cargo de gestão na instituição que eu trabalhava, com um bom salário, benefícios, certa estabilidade  e com uma novidade,  minha esposa grávida do nosso segundo filho.

Eu pensei: “E agora, largo o Banco para tentar carreira na área que eu gosto? Mas e o salário, benefícios e segurança? Tenho filhos para sustentar, vale à pena correr esse risco para tentar começar uma carreira do zero?”

Na ocasião acabei decidindo por continuar no banco por medo de arriscar pois eu não estava mais sozinho, tinha uma família que dependia exclusivamente de mim.

Acho que uma mistura de medo, conformismo e comodismo tomaram conta de mim e acredito que esses sentimentos me fizeram ficar no banco por vários anos e abandonar meus sonhos.

Os anos no banco foram ficando cada vez mais difíceis e chegou num determinado momento em que não via mais sentido no que eu fazia. Enriquecia a instituição, não via benefício para os clientes e uma missão ou realização profissional para mim, e isso começou a me incomodar muito. Acredito que um profissional precisa acreditar no que está fazendo, ter uma missão, um propósito, sem isso você faz as coisas por fazer, sem um sentido, sem um porquê e definitivamente eu não queria isso para mim, ser apenas um “robô” na linha de produção.

Crescia dentro de mim um sentimento, que estava adormecido, cada vez mais forte de ser feliz e realizado profissionalmente, queria muito  ser empreendedor, trabalhar em uma atividade que gostasse, desenvolver algo que pudesse ajudar outras pessoas, poder trabalhar de qualquer lugar, não ter mais chefe enchendo o saco e que ainda me proporcionasse independência financeira. Eu disse para mim mesmo: “Caramba Renato, você tá querendo o impossível”.

A reviravolta em minha vida aconteceu quando, em 2012, eu saí do Banco  para então ter uma segunda chance de começar uma jornada como empreendedor. Mal sabia que estava prestes a encarar um dos maiores desafios da minha vida.

Junto com um amigo começamos informalmente a fazer consultoria financeira para empresas que estavam no vermelho, principalmente com alto endividamento bancário. Conseguimos alguns clientes que nos renderam bons honorários o que nos permitiu abrir uma empresa e  investir em uma franquia de serviços tributários para grandes empresas. Após muita pesquisa, idas em feiras de franquias fechamos contrato com essa empresa que apesar do custo elevado julgamos que daria certo em virtude do tipo de serviço que complementaria o nosso.

Não vou entrar em detalhes mas posso dizer que financeiramente foi um fiasco, esbarramos em muitas objeções das quais não prevíamos, como sonegação, o grande número de empresas com caixa 2, empresários com medo de realizar serviços desta natureza com medo de “represália” por parte do fisco, dificuldade em conseguir acesso aos donos da empresa, algumas deficiências na franquia e por aí vai. Eu mergulhei tanto de cabeça nesse projeto que ingressei na faculdade de Ciências Contábeis para adquirir novos conhecimentos e ficar cada vez mais efetivo nas visitas comerciais que fazia.

O tempo foi passando, não conseguíamos fechar contratos  e minha reserva financeira, que deveria segurar  por pelo menos 2 anos, estava chegando ao fim em pouco mais de 1 ano. A Franquia lançou um serviço de Revisão Tributária para pequenas empresas, algo bem interessante, mas por estar em fase experimental e por questões de conduta tive alguns problemas e deixei de ser franqueado desta empresa.

Passei alguns meses  sem fazer absolutamente nada, totalmente quebrado de grana, pagando minhas contas básicas graças a ajuda da minha mãe. Posso dizer que foi muito difícil para mim na época, um homem de 37 anos, com 2 filhos, estar totalmente dependente da mãe após ter saído de um emprego estável e fracassado no sonho do empreendedorismo, e o pior, sem perspectiva do que fazer para mudar essa situação. Para completar, meu filho mais velho (o mesmo que nasceu prematuro) passou por sérios problemas de saúde, que graças a Deus foram superados.

 Mas nessa ocasião eu me sentia no fundo do poço, em um estado bem depressivo, havia enfrentado um dos meus maiores medos, que é perder um filho, e ainda estava enfrentando outro que era a falta de grana para sustentar minha família.

Em um dado momento de 2014 eu me deparei com uns vídeos motivacionais de uma pessoa em que ela contava a sua história de superação e, por ter me identificado muito, comecei a ver todo o conteúdo que ele disponibilizava gratuitamente. Não poderia deixar de falar que sou muito grato ao que o trabalho dessa pessoa fez por mim, espero ter a oportunidade de agradecê-lo um dia.

Após absorver essas doses de motivação resolvi “sacudir a poeira” e repensar meus planos e estratégias profissionais.  Então nesse momento renovei minhas energias e usei todos os conhecimentos  que adquiri e comecei a desenvolver com ajuda de uma empresa de TI um sistema para que eu pudesse fazer o serviço de Revisão Tributária para pequenas e médias empresas pois, apesar das falhas da franquia, o serviço proporcionava ótimos benefícios aos clientes só era preciso ajustar.

Então conseguimos desenvolver um sistema inovador e aproveitei e corrigi alguns pontos no processo que considerava deficiente e nasceu então a Green Assessoria Tributária.

É com muito orgulho que posso dizer que já realizamos mais de 100 trabalhos de revisão tributária com sucesso, proporcionando redução de impostos e recuperação de valores pagos à maior para dezenas de pequenas e médias empresas.

O nosso serviço de Revisão Tributária é um serviço que proporciona excelentes ganhos financeiros além de ser uma ótima ferramenta para captar novos clientes para Contabilidade. Vou falar mais sobre a Revisão Tributária em outra ocasião, por enquanto quero pegar esse gancho da captação de novos clientes para dizer que por ter percebido essa tendência  aproveitei para procurar estágio pois já estava próximo de concluir a faculdade de contabilidade e já começaria a captar clientes pois além de ter me identificado muito com o curso aproveitaria essa oportunidade que o serviço de Revisão Tributária proporcionava.

Estava feliz com a mudança de ramo de atuação e o rumo que minha vida profissional estava tomando.

Seria até engraçado se não fosse preconceituoso, eu não consegui arrumar estágio nem oferecendo gratuitamente os meus serviços!!! Procurei alguns escritórios de contabilidade, principalmente para aprender as rotinas de departamento pessoal e escrita contábil pois já estava com bons conhecimentos na escrita fiscal. Não foi em todos que percebi o preconceito mas em alguns era notório a forma como me olhavam e em alguns perguntavam com ênfase: “Você quer Estagiar??”. Nessa ocasião eu respondi: “Sim, a menos que a empresa tenha alguma restrição para estágio para pessoas com 37 anos ou mais!”.

Após várias tentativas sem sucesso eu pensei: “Quer saber, vou aprender por conta própria, vou pesquisar e compilar um método simples e objetivo para fazer a contabilidade de pequenas empresas.

Deu muito trabalho, foram necessárias muitas horas de pesquisa, leitura e prática mas eu consegui!

Após desenvolver esse método me ocorreu que outras pessoas poderiam estar passando pela mesma dificuldade que eu passei.

 

Diante dessa realidade, a única decisão a ser tomada seria divulgar esse passo à passo para o maior número possível de pessoas, com o objetivo de ajudar quem precisa, especialmente quem nunca atuou na área. É por isso que estou apresentando esse método para você, porque sei que posso te ajudar a conseguir os mesmos resultados.

 

 Preparei esse curso on-line de forma didática, simples e prática para ajudar outras pessoas. Seja para jovens que ainda são estudantes e poderão aprender a contabilidade prática e paralelamente ganhar dinheiro para construírem o sonho de ter o próprio escritório ou outra coisa que desejarem, para o Contador iniciante que deseja aprofundar o conhecimento na Contabilidade prática e precisa de ajuda para conquistar novos clientes e também para a pessoa que é formada em Contabilidade e que nunca teve oportunidade de trabalhar na área, está infeliz na carreira que atua, não aguenta mais ter chefe, já passou dos 30 anos de idade e quer mudar sua história.”

Processando essas informações consegui definir minha missão. Minha missão com o Curso Contador Independente é ajudar ao máximo de pessoas possíveis, estudantes ou profissionais de Contabilidade, a conquistarem a realização profissional, ser um contador independente ou ter sua empresa de Contabilidade minimizando os percalços dessa jornada.